Terminando a semana tentando reproduzir um projeto já existente, mas não finalizado.

Sempre me orgulhei de criar meus próprios scripts, alguns frutos de pesquisas remendadas com outras pesquisas, etc. No final, sempre consegui fazer TUDO o que precisei — até agora.

Na verdade eu percebi que eu estava em busca de padronizar meu código, organizar melhor as pastas onde todos os meus projetos seguiriam o mesmo padrão para uma manutenção melhor no futuro. Outra coisa que percebi, eu estava isolado do mundo quando se tratava de programação para web. Eu não sabia o que era Laravel, NodeJS, Reac, Vue, MVC, Composer, NPM, nada disso pra mim fazia sentido além do bom e velho HTML + PHP + JS +CSS.

Demorei para adotar o Bootstrap e hoje ja vejo pessoas falando em abandoná-lo. Demorei para adotar jQuery e hoje quando eu acho-o indispensável, muito leio sobre pessoas que resolveram abandoná-lo, até o próprio Bootstrap.

Resumindo, eu preciso me atualizar. Comprei cursos caríssimos, de tudo o que é possível, em busca de provar para mim mesmo que ainda sou capaz de aprender coisas novas. Foi aprender Blender 3D, V-ray, Rails, ReactNative, Vue, enfim, Laravel. O problemas é que eu não quis aceitar que estou com dificuldades em focar em algo e estou pulando de tecnologia em tecnologia em busca de algo que não sei. Da mesma maneira que eu iria desenvolver um blog, criei alguns, mas nunca esta o que eu queria. Sou o tipo de pessoa que perde mais tempo planejando uma viagem do que realmente viajando.

Laravel

Enfim decidi repousar no Laravel por um momento em busca de compreender melhor sua funcionalidade. Afinal, não estou acostumado com opiniões na hora de programar. Percebi que foi muito mais fácil eu isolar cada parte do projeto para conseguir aprender. Fui então ver como funcionava os Models/Controllers/Migrations.

PS:. Até pouco tempo eu não relacionava tabelas de fato, apenas citava o id na outra tabela e pronto, pra mim, isso era relacionamento. Pensa em um trabalho para deletar um produto que tinha uma tabela com imagens. Então.

Bom, me acostumei com a ideia de separar os Controllers, Models ainda tenho algumas dúvidas e migrations eu estou até gostando. O fato de eu poder usar em qualquer lugar, sem precisar ficar importando me fez gostar. Estou por enquanto tentando pegar a ideia de componentização para então entrar num mundo de VUE ou React (não vejo o motivo de escolher um ou outro ainda).

Well, pretendo replicar um e-commerce com laravel com múltiplos gateways de pagamento e opção de revenda multinível. Quando começar a tomar forma, disponibilizarei o link do github e quem sabe, não venha a ajudar outras pessoas. E de quebra, ainda aprendo mais sobre Laravel.

Arquiteto e Urbanista de formação, e Programador Web por paixão. Stack: PHP + MySQL e atualmente estudando Node React/Vue

Arquiteto e Urbanista de formação, e Programador Web por paixão. Stack: PHP + MySQL e atualmente estudando Node React/Vue